barroco brasil
Barraco é uma manifesto cultural, muito importante que se transformou em um estilo de época. Que colocou o catolicismo e a fé em acensão. Inicia-se no Brasil em 1601, com a publicação do poema épico Prosopopéia, de Bento Teixeira. Estende-se por todo o século XVII e início do XVIII.
O auge do barraco nos anos 1720 a 1750, com aberturas de novas academias literárias, mesmo sendo influenciado pelo barroco português, o brasileiro é bem diferente devido os acontecimentos que influciaram como a violência contra os índios, a escravidão, invasões e mudanças econômicas. Criou-se uma cultura puramente nacional. Então em vez de ser luxuoso e pomposo como o português, ele é de certa forma mais "simples".
O Barroco surgiu nesse contexto como fruto de esforços individuais, quando os modelos literários portugueses chegaram ao Brasil.
A arte que se desenvolveu com mais força foi a arquitetura, mas a partir da segunda metade do século as artes sofreram impulso maior. Um dos estados mais ricos dessa época era Minas Gerais, e foi onde começou as produções artísticas, as lindas igrejas, e onde o famoso arquiteto e escultor Antônio Francisco Lisboa "Aleijadinho" pode mostrar as tendências, o estilo rococo em suas obras em materiais nacionais.
Outros artistas importantes do barroco brasileiro foram: o pintor mineiro Manuel da Costa Ataíde e o escultor carioca Mestre Valentim. No estado da Bahia, o barroco destacou-se na decoração das igrejas em Salvador como, por exemplo, de São Francisco de Assis e a da Ordem Terceira de São Francisco.
De forma geral, as obras e construções barrocas eram fabricadas a partir do uso de pedra-sabão, barro cozido e madeira policromada ou dourada. Além disso, existiu uma visível preocupação em se reproduzir movimentos de conteúdo dramático, o uso de linhas curvas, a preferência por construções de porte grandioso e o uso de um impacto visual capaz de chamar atenção dos apreciadores. O barroco tentou exprimir uma religiosidade de