Barreiras Reativas permeáveis
Resumo: As águas subterrâneas são uma fonte essencial de água para abastecimento humano e produção de alimentos no mundo. A contaminação dessas águas é um risco para o desenvolvimento e à sobrevivência de bilhões de pessoas. Esse artigo tem como objetivo abordar a pertinência da aplicação da tecnologia de Barreiras Reativas Permeáveis (BRPs) para o tratamento da contaminação de águas subterrâneas, suas limitações, vantagens e a proposta de diferentes meios reativos. Por fim, é realizado o estudo de caso da aplicação de BRPs na Espanha.
Palavras Chave: aquíferos, contaminação de aquíferos, BRP.
1 Introdução
Os aquíferos são uma fonte ecológica de recursos limitada, representando uma pequena porcentagem do total de água disponível para abastecimento humano. A contribuição das águas de aquíferos é vital; pelo menos dois bilhões de pessoas dependem diretamente deles para abastecimento, e 40% da fonte de alimentação mundial é produzida por agricultura irrigada, o que depende grandemente nos aquíferos.
Tentativas de limpeza de aquíferos em larga escala começaram em 1980 e seus resultados dificilmente atingiam a redução esperada da contaminação. Estudos realizados pela EPA revelaram que as tecnologias de bombeamento-e-tratamento raramente restauraram os locais de contaminação subterrânea para suas condições preliminares.
Uma das mais promissoras tecnologias de remediação é o uso de Barreiras Reativas Permeáveis (BRP), preenchidas com materiais reativos para interceptar e descontaminar plumas na subsuperfície. Nas últimas décadas, tem acontecido um grande aumento de atividades para o desenvolvimento e a implantação de BRPs. Este estudo apresenta uma revisão das tecnologias de BRPs e um estudo de caso de sua aplicação.
1.1 Fontes e Tipos de Contaminação de Águas Subterrâneas
Fontes pontuais são fontes localizadas de contaminação. O contaminante interage com a água subterrânea em movimento e com solo, se espalhando em forma de pluma