Barreiras para uma comunicação eficaz
• O emissor tem pouco conhecimento do assunto ou um preparo inadequado
• Palavras inadequadas para expressar conceitos ou situações difíceis
• Tanto o emissor quanto o receptor usam vocabulário diferente
• O emissor não acredita na mensagem ou na politica a ela relacionada
• Interferências externas ou distrações
Barreiras para uma comunicação eficaz
Muitas vezes a comunicação deixa de efetivar-se por barreiras, “obstáculos”, que restringem a sua eficácia, os quais podem estar ligados ao emissor, ao receptor, ou a ambos, ou ainda a interferências presentes no canal de comunicação. Nós podemos entender como barreiras nas comunicações, desde as limitações de ordem emocional, tais como a incapacidade dos interlocutores para abordar determinados temas considerados por demais ameaçadores, até as dificuldades relacionadas à utilização dos códigos de linguagem; todos estes fatores representam maior ou menor grau de obstáculos a uma comunicação plena.
Uma má comunicação pode ser atribuída ao pouco conhecimento do emissor no assunto a ser transmitido fazendo com que receptor não consiga decodificar a mensagem podendo causar inúmeras consequências em uma empresa, já que não houve ênfase na transmissão da mensagem.
Ter completa clareza do que se deseja utilizar uma linguagem adequada ao receptor e colocar-se no lugar da outra parte, leva a uma comunicação mais eficiente e por consequência melhores resultados.
Palavras inadequadas podem gerar significativo impacto sobre os negócios e a reputação das empresas, com reflexo direto sobre os clientes, resultados financeiros e, ainda poderá trazer problemas jurídicos para as corporações.
Muitas vezes a comunicação não ocorre, ou ocorre com resultados ruins pelo uso de palavras inadequadas.
O vocabulário diferente usado entre o emissor e o receptor certamente não ocorrerá tendo bons resultados.
Para que a comunicação efetivamente exista, é necessária a escolha adequada do