Barramentos Trabalho
São interconexões utilizadas em computadores para dispositivos variados, e cada barramento presente nos PC’s como ISA, AGP PCI e PCI Express e cada um deles possuem slots diferentes.
ISA – Industry Standard Architecture
É um padrão não mais utilizado, encontrado so em computadores antigos. A pareceu na época do IBM PC e trabalha com uma frequência de 8 bits e tem clock de 8,33 MHz, mais ele ganhou versão capaz de trabalhar com 16 bits por vez.
Os slots de 8 bits trabalhavam normalmente com encaixes de 16 bits mais ao contrário o de 16 bits não trabalhavam por causa da extensão que é menor.
Esse padrão foi perdendo aos poucos perdendo espaço, porque as versões de 16 bits transferiam dados na faixa de 8 MB por segundo, mais dificilmente o valor era alcançado, chegando em torno de 5 MB.
PCI – Peripheral Component Interconnect
Surgiu na década de 90 pela Intel. Suas principais características a capacidade de transferência de dados de 32 bits e tem clock de 33 MHz e o padrão era capaz de transmitir dados as 132 MB por segundo.
Esse Barramento ele tem duas características marcante que são os recursos Bus Mastering e o Plug and Play (PNP). O bus Mastering ele permite que os dispositivos que fazem parte do barramento ler e grava dados direto na memória RAM, se que o processador tenha que parar para tornar isso possível. E com Plug and Play o computador reconhecia automaticamente o dispositivo para instalar os drivers adequado.
O barramento PCI também teve sua evolução como a ISA, começou a trabalha em uma versão de 64 bits e tem clock de 66 MHz, tendo também uma extensão no slot. A taxa de transferência poderia chegar a 512 por segundo.
AGP – Accelerated Graphics Port
O padrão foi anunciado em meados de 1996 pela Intel, com o volume crescente de dados gerados pelos processadores gráficos.
A primeira versão (AGP 1.0) trabalha com 32 bits e tem clock de 66 MHz, que equivale 266 MB por segundo em transferência de dados, mais poderia chegar em 512 MB.
Em 1998