Trabalho De Barramento De Computadores
ICEC – Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura
Cuiabá MT
angelilton@yahoo.com.br
1. INTRODUÇÃO Em arquitetura de computadores, veremos algumas funções dos barramentos e as suas funções e como ela influência diretamente ou indiretamente no desempenho da maquina, e como e feito a sua comunicação com o processador memoria e outros periféricos de entra e saída; E como os barramentos evoluíram de tempo em tempo e as principais característica de cada um.
2. Barramento processador
Através deste barramento o processador faz a comunicação com outros barramentos ou faz contato direto com o chipset e é ligado ao chip ponte norte, trafegando dados lidos e escritos da memoria e enviado e recebido da interface.
Com isso podendo ser dividido em 3 barramentos diferentes:
2.1. Barramentos de dados
(Data Bus) é um barramento usado para transferência de dados e instruções entre processador, memória e dispositivos de I/O.
O tamanho da via determina o numero de instruções e o potencial de processamento.
2.2. Barramentos de endereços
(Address Bus) é usado para selecionar a origem ou destino de sinais transmitidos num dos outros barramentos ou numa de suas linhas. Ele conduz endereços. Uma função típica do Barramento de Endereço é selecionar um registrador num dos dispositivos do sistema que é usado como a fonte ou o destino do dado.
2.3. Barramentos de controle
(Control Bus) sincroniza as atividades do sistema. Ele conduz o status e a informação de controle de/para o Microprocessador. Para um Barramento de Controle ser formado, ao menos 10 (geralmente são mais) linhas de controle são necessárias.
3. Barramentos de memoria
Ligado diretamente na ponte norte, é usado para transferir informação entre o CPU e a memória principal do sistema. Este barramento pode ser conectado direto no processador ou implementado separadamente em um chipset dedicado
4. Ponte norte
A ponte norte ou MCH (Memory Controller Hub, Hub Controlador de Memória), é