Barramento de sistemas
Ao nível superior, um computador compreende o processador, a memória e os componentes de E/S, com um ou mais módulos de cada tipo. Estes componentes são interligados de alguma forma para realizar a função básica de um computador que é a execução de programas. Assim, ao nível superior, podemos descrever um computador (1) descrevendo o comportamento externo de cada componente, isto é, os sinais de controlo e os dados que este troca com os outros componentes e (2) descrevendo a estrutura de interconexão e de controlo requerida para manipular a estrutura de interconexão.
Esta vista de nível superior da estrutura e função é importante por causa do seu poder explicativo na compreensão da natureza do computador. Igualmente importante é o seu uso para a compreensão da crescente complexidade dos tópicos da avaliação de rendimento. Uma compreensão ao nível superior da estrutura e da função dá-nos discernimento sobre os gargalos do sistema, os caminhos alternativos, a dimensão das deficiências do sistema quando um componente falha e da facilidade de melhorar o rendimento. Em muitos casos, os requisitos de maior potência do sistema e capacidades de superação das falhas são alcançadas através de mudanças no desenho em vez de aumentar, meramente, a velocidade e a confiança dos componentes individuais.
Este capítulo põe a ênfase nas estruturas básicas usados para a interconexão dos componentes do computador. Como conhecimento de base, o capítulo começa com uma breve apreciação dos componentes básicos e dos requisitos de interface. Segue-se a apresentação de uma visão funcional geral.
Estaremos então preparados para examinar o uso dos barramentos para a interligar os componentes do sistema.
Introdução
A potência e a velocidade dos componentes de computador têm crescido a um passo constante desde que os computadores foram criados décadas atrás. Os desenvolvedores de software criam novos aplicativos capazes de utilizar os avanços mais