Arquitetura e organização de computadores
ESQUEMA DE INTERCONEXÃO DE BARRAMENTO
A interconexão de barramentos consiste de um conjunto de três módulos: CPU, memória, E/S. Conexão deles é feita pelos barramentos, onde, fazem a distribuição de energia entre si.
O barramento é um meio de transmissão entre dois ou mais módulos, onde, cada módulo pode transmitir sinais pelo barramento a cada instante.
Existe uma grande variação de projetos de barramentos, porem, as linhas de um barramento podem ser classificadas em três grupos funcionais:
Linhas de dados fornecem um caminho para a transferência de dados entre os módulos do sistema. Esse conjunto de linhas denominado barramentos de dados. O barramento de dados contem tipicamente 8, 16, ou 32 linhas. O número de linhas é conhecido como a largura do barramento de dados.
Linhas de endereço são utilizadas para designar a fonte ou o destino dos dados transferidos pelo barramento de dados. Quando o processador deseja ler uma palavra da memória, ele coloca o endereço da palavra desejada nas linhas de endereço.
Linhas de controle são usadas para controlar o acesso a e utilização das linhas de dados e endereço. Como as linhas de dados e de endereço são compartilhadas por todos os componentes, deve existir uma maneira de controlar sua utilização. Os sinais de controle são utilizados tanto para transmitir comandos quanto para transmitir informações de temporização entre os módulos do sistema. Os sinais de temporização indicam a validade das informações de dados e de endereço. Os sinais de comando especificam as operações a serem executadas.
ESTRUTURA FISICA TIPICA DE UMA ARQUITETURA DE BARRAMENTOS
O barramento consiste em duas colunas verticais de condutores. Em intervalos regulares ao longo das colunas, existem pontos de fixação, na forma de ranhuras, que se estendem horizontalmente para apoiar as placas de circuito impresso. Cada um dos principais componentes do sistema ocupa um ou mais placas e se conecta ao