Barragens de terra
6 Dezembro, 2010.
Consideram-se Barragens de Terra aquelas em que a estrutura é fundamentalmente constituída porsolo ou enrocamento. O solo é correntemente utilizado como material de construção neste tipo de obras, sendo extraído da área de implantação da barragem, o as torna sob o ponto de vista ambiental, menos agressivas do que as barragens de betão.
Sinteticamente, uma barragem de terra pode caracterizar-se da seguinte forma:
- Uma estrutura localizada de forma a permitir a retenção da água, vulgarmente designada por corpo da barragem;
- Uma área a montante em que é armazenada a água de forma a permitir o seu uso durante todo o ano, usualmente designada por albufeira.
- Um conjunto de estruturas e órgãos hidráulicos que permitem efectuar a transposição da água de montante para jusante, seja para proteger a estrutura de retenção de eventuais galgamentos como para uso posterior nos mais variados fins.
O corpo da barragem é uma estrutura por vezes complexa, constituído por diversos materiais que cumprem funções distintas. De uma forma sucinta, o corpo da barragem é constituído essencialmente por um núcleo em material argiloso que impede a percolação da água, dois maciços estabilizadores situados a montante e a jusante do núcleo que pretendem garantir a estabilidade do corpo, um conjunto de drenos e filtros que visam dotar a barragem de zonas de escoamento da água que circula por infiltração e reduzir os riscos de fendilhação, uma protecção do talude de montante que está sob o efeito directo da acção da água, e que no perfil tipo apresentado é constituído por um material de enrocamento e uma protecção do talude de jusante contra a acção da água e do vento.
A fundação da barragem, no caso de ser constituída por materiais permeáveis, ou seja, materiais passíveis de permitir a circulação da água, deve ser tratada de forma a que sejam melhoradas as suas características, de forma a que possa cumprir as funções que dela se pretendem, que