Barragens de Terra
Assunto: Técnicas de Construção de Barragens de Terra
Postulante:
Professor:
Elaborado pelos alunos:
Nome:
Curso: Engenharia Civil
Turma:
Data de entrega
16/05/2013
Introdução
Barragens são obras que interceptam um curso de água e cuja finalidade essencial é a retenção, em dadas condições, de um determinado volume de água, poré, podem também apresentar outras finalidades, como obtenção de energia elétrica, controle de cheias e regularização de vazões, navegação, abastecimento, irrigação, bebedouro para animais, criação de peixes, recreação, entre outras.
O corpo da barragem é uma estrutura por vezes complexa, constituído por diversos materiais que cumprem funções distintas. De uma forma sucinta, o corpo da barragem é constituído essencialmente por um núcleo em material argiloso que impede a percolação da água, dois maciços estabilizadores situados a montante e a jusante do núcleo que pretendem garantir a estabilidade do corpo, um conjunto de drenos e filtros que visam dotar a barragem de zonas de escoamento da água que circula por infiltração e reduzir os riscos de fendilhação, uma proteção do talude de montante que está sob o efeito direto da ação da água, e que no perfil tipo apresentado é constituído por um material de enrocamento e uma proteção do talude de jusante contra a ação da água e do vento.
A fundação da barragem, no caso de ser constituída por materiais permeáveis, ou seja, materiais passíveis de permitir a circulação da água, deve ser tratada de forma a que sejam melhoradas as suas características, de forma a que possa cumprir as funções que dela se pretendem, que são as de suportar as cargas transmitidas pelo aterro e de diminuir a percolação da água de montante para jusante.
As barragens precisam atender os requisitos básicos que são: eficiência e segurança. Uma ruptura em um sistema de barramento trás consequências catastróficas e prejuízos incalculáveis, e até mesmo