Barometro de torricelli
Jayme Szerman
Codigo CCE0478 turma 3069
Engenharia Civil
Universidade Estácio de Sá, Niterói RJ
Número de matrícula: 2010.01.11166-4 szermanj@gmail.com Professor: Altivo Monteiro; Física experimental II
1. INTRODUÇÃO
Sabemos que o ar exerce sobre nós e todos os outros corpos que estão sobre a superfície da Terra uma pressão que conhecemos como pressão atmosférica. Determinou-se o valor da pressão atmosférica através de um aparelho denominado barômetro. Esse instrumento foi usado pelo físico Evangelista Torricelli, por esse motivo esse aparelho foi chamado de barômetro de Torricelli. [1] O relatório tem a finalidade de demonstrar detalhes da observação realizada no laboratório com ênfase no objetivo final.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O físico italiano Evangelista Torricelli (1608-1647) realizou uma experiência para determinar a pressão atmosférica ao nível do mar. Ele usou um tubo de aproximadamente 1,0 m de comprimento, cheio de mercúrio (Hg) e com a extremidade tampada. Depois, colocou o tubo, em pé e com a boca tampada para baixo, dentro de um recipient que também continha mercúrio. Torricelli observou que, apos destampar o tubo, o nível do mercúrio desceu e estabilizou-se na posição correspondente a 76 cm, restando o vácuo na parte vazia do tubo. [2]
Montagem feita por Jayme Szerman
Os pontos A e B são iguais.
A pressão do ponto A corresponde à pressão da coluna de mercúrio dentro do tubo.
A pressão do ponto B corresponde à pressão atmosférica ao nível do mar.
Como a coluna de mercúrio que equilibra a pressão atmosféricca é de 76 cm, dizemos que a pressão atmosférica ao nível do mar equivale à pressão de uma coluna de liquido é dada por ugh (g = 9,8 m/s²).
A maior pressão atmosférica é obtida ao nível do mar (atitude nula). Para qualquer outro ponto acima do nívelo do mar, a pressão atmosférica é menor.
2.1. Formulação
2.2.