barco escola
MEIO AMBIENTE.
Passeio técnico em Barco-escola, ferramenta inédita na região, que prevê diversas atividades de conscientização ambiental pelo Rio Itapanhaú e Canal de Bertioga, com alunos da rede pública da Cidade e região. Dia 31/08/2013, no período das 13h00min á aproximadamente 15h30min. A embarcação é uma chalana com capacidade para 40 pessoas, fica estacionada na garagem da Marina do Forte, localizada à margem do Rio Itapanhaú, de frente para a Rodovia Rio Santos, visitando o manguezal, áreas com preservação ambiental, e descobrindo um pouco mais sobre a História de Bertioga.
Temas Abordados durante o passeio:
Surgimento do Forte São João;
Construção da Alvenaria do Forte;
Canal de Bertioga;
Forte São Felipe;
Mata Atlântica;
1° Fábrica de Bertioga: “Armação da Baleia”
Chegada dos Portugueses em Bertioga para dominação da Cidade
Saloba- Mistura da água doce com a salgada.
Manguezal.
Conclusões:
Com esse passeio com o Barco-Escola podemos nos colocar no lugar dos nosso próprios alunos, e adquirir o conhecimento que já tínhamos esquecido, ou até coisas que eram desconhecidas.
Todos os tópicos abordados durante o passeio foram de grande importância, e a forma do aprendizado bem descontraída, diferente da sala de aula! É uma sala de aula a céu aberto.
O tema que mais se destacou no meu ver, foi sobre o Manguezal.
O Manguezal é composto por argila e matéria orgânica e também é conhecido como Berçário do mar, pela diversidade dos animais marinhos existentes.
Pois eu desconhecia que existe 3 tipos de Manguezal:
1° Mangue vermelho, Mangue preto e o branco.
O mangue vermelho fica na franja do mangue. (Parte mais exposta). O que diferencia os mangues são os tipos de árvore que fica em cada mangue. A árvore do mangue vermelho tem a raiz aberta, para se fixar a terra e não cair com rapidez. O mangue Vermelho leva esse nome, pois dessa raiz da árvore é extraído um liquido da com vermelha, usado como