bar-po
Introdução
O ser humano é um ser social e diferencia-se dos restantes animais pelos seus processos de comunicação, pela sua capacidade de julgar, decidir e estabelecer regras tanto na sociedade como nas suas organizações.
Este trabalho refere-se aos processos de comunicação utilizados pelo ser humano nas suas organizações, organizações essas que estão presente no ser humano desde o momento em que nasce, até ao momento em que morre. Com este trabalho pretende-mos esclarecer o conceito de comunicação dentro das organizações e o seu “peso” nas mesmas, para que atinjam um bom nível de comunicação desde a sua base até ao seu topo.
1-O conceito comunicação
1.1 Sua definição
A definição da palavra Comunicação no dicionário da língua Portuguesa indica que é:
“ato ou efeito de falar”,o que permite a humanidade a transmissão de ideias, significados e sentimentos.
“troca de informação entre indivíduos através da fala, da escrita, de um código comum ou do próprio comportamento”, preenche a necessidade humana de estar em constante interação social.
A palavra comunicação vem do latim communis que pressupõe à palavra comunidade. A comunicação tem um papel muito importante não só na comunidade, mas também na organização social.
Desde os tempos antigos que se dá muita importância a comunicação, e ao dom da fala, e podemos encontrar esse facto na maioria das mitologias antigas, como é o exemplo da mitologia germânica que diz que os dons da fala e da palavra foram dados pelo Deus Vé*.
Mas a definição de comunicação, não tem uma única resposta simples e unívoca. De facto, é um processo complexo que suscita o interesse e a investigação de diferentes ciências e disciplinas, pelo que podemos encontrar diferentes definições. Numa perspetiva teórica, a comunicação pode ser traduzida num processo de