Banner para Apresentação
Augusto Martins Brito
Lilian Freitas Rocha
Jairelda Sousa Rodrigues
Os refrigerantes são bebidas gaseificadas, obtida pela dissolução em água potável de suco ou extrato vegetal de sua origem, adicionada de açúcares. A acidez dos refrigerante se dar principalmente pelo ácido fosfórico. O consumo de bebidas com nível de acidez muito alto pode levar a sérios prejuízos na saúde dos consumidores. O consumo de bebidas com pH ácido, especialmente abaixo de 4,5 é considerado como um fator de risco para o desenvolvimento de lesões de erosão dental. (FIGUEREIRA, 2010).
As bebidas de baixa caloria (light) que deve ter o conteúdo de açúcares inteiramente substituído por edulcorantes hipocalóricos e não calóricos. Na fabricação dos refrigerantes a base de açúcar, uma das formas mais empregadas para o controle de processo de produção pelo controle de qualidade das indústrias, é através do “Brix” da bebida, o qual garante que todos os componentes da formulação estejam em conformidade com a legislação e com o padrão previamente estabelecido. Com o uso da refratometria é possível analisar a quantidade de açúcares. Quando uma luz entra em contato com um líquido ela sofre mudança de direção, isto é chamado de refração. O ângulo de refração, medido em graus, indica a mudança de direção do feixe de luz. Essa variação pode ser detectar pelo aparelho refratômetro. (CUNHA; ARGOLO; FREITAS, 2012).
Os sólidos solúveis totais (ºBrix) é uma escala numérica capaz de medir a quantidade de sólidos solúveis em uma solução. A escala brix é utilizada em diversas indústrias, como por exemplo, na indústria alimentícia para medir a quantidade de açúcar em sucos, refrigerantes e vinhos (ARAUJO, 2001;
SIMÕES, 1997).
Análise de Grau Brix em Refrigerantes
Coca Zero
Guaraná Zero
Guaraná
rotulo
Avaliado
Coca
Água de Cocó
0,00
2,00
4,00
6,00
8,00 10,00
Referência: Laboratorio de Química