Banner de química
Aula: Ciclo do Alumínio
Grupo
Professor: Fernando Madureira
Introdução: Ciclo do alumínio, elemento de símbolo Al n° atômico 13(13 prótons e 13 nêutrons) com massa 27 u. (Mineração Chuquicamata Chile). Objetivo: o alumínio (Al) é um elemento metálico de cor branco-prateada, retirado da natureza e é um dos elementos mais abundantes na crosta terrestre constituindo aproximadamente 8,8% de sua massa, encontrado no solo; rochas, na argila e numa variedade de minerais feldspatos, granito e sua principal origem é a bauxita. Mineral bauxita. Resultado: bastante utilizado nas indústrias metalúrgico, aeronáutica, construção civil, farmacêutica, sendo importantíssimo para economia mundial.
No Brasil, os depósitos de bauxita mais importantes são os de Minas gerais e do Pará.
O alumínio apresenta se bastante resistente à corrosão, alta condutibilidade térmica e elétrica e infinita reciclagem, baixíssima percam de matéria tornando se o metal não ferroso mais cosumido no mundo. Quando ainda na matéria bruta possui um ponto de fusão aproximadamente 2.000°C, logo após sua eletrolise passa a ser aproximadamente 660°C.
Fluxograma de uma refinaria de alumínio: Cuba de redução da alumina: Onde ocorre a eletrólise e varia de 4 a 5 volts onde são necessários apenas 1,6 volts.
Lingote de alumínio beneficiado: Possui um coeficiente de dilatação térmica linear de 0,0000238m/°C, na faixa de 20°C a 100°C.
Conclusão: reciclando o alumínio evitamos a degradação do meio ambiente e o desperdício de energia elétrica tornando o um produto sustentável, pois ele é um metal não ferroso 100% reaproveitado para confecção de novos