BANNER QUIMICA GERAL
Alexandre Mass, Caio Yabiku, Gustavo Zaluski.
1. Departamento de Engenharia Química, UTFPR, Campus Ponta Grossa, CEP 84016-210 - Ponta Grossa – PR.
Palavras Chave: concentração, molaridade, soluções, soluto, solvente, polaridade.
1 Introdução
O conhecimento sobre a preparação de soluções é essencial para o profissional da área química, e para dominar o assunto ele precisa saber controlar e entender concentrações de substâncias diluídas em outros meios.
Deve-se ter muito cuidado com a precisão das medidas dos volumes e com a confiabilidade dos cálculos no processo, pois qualquer erro pode informar uma concentração errada nas substâncias, acarretando em problemas à utilização futura da mesma. Na prática que decorre a seguir foi essencial esse cuidado com as medidas para chegar às concentrações precisas das substâncias.
2 Materiais e Métodos
Materiais: 0,5 g de sulfato de cobre pentahidratado, 1 béquer de 100 mL, 1 bastão de vidro e 1 balão volumétrico de 100 mL.
Na parte A do experimento, pesou-se aproximadamente 0,5 g de sulfato de cobre pentahdratado e adicionou-se um pouco de água até o composto encontra-se dissolvido.
Em
seguida, transferiu-se para o balão volumétrico de
100 mL até alcançar a marca desejada de 100 mL, colocando-se aos poucos a solução, para não exceder o esperado.
Na parte B do experimento, transferiu-se para o béquer 10 mL da solução anterior, medindo-se com a pipeta volumétrica a quantidade. Transferiuse para o balão de 100 mL, completando-se o volume com água até o menisco.
Na parte C, mediu-se certa quantidade da solução
A e misturou-se com certo volume da solução B.
Na parte D, preparou-se uma solução de 100 mL de NaCl a 0,5 mol/L.
3 Resultados e Discussão
Na parte A da prática foi calculada a concentração molar da solução em mol/L, através da razão do mol (massa/massa molar) pelo volume em litros.
Com a massa sendo pesada por uma balança
(0,4763g), a massa molar obtida pela massa atômica do sulfato de cobre