Banhos Teapeuticos

2108 palavras 9 páginas
INTRODUÇÃO
A água e suas funções terapêuticas, desde muito são utilizadas, em especial os banhos tem efeitos sobre o nosso corpo. Que terapeutas costumam aplicar para poder tratar, com os benefícios da água.
Os principais efeitos das terapias com a água são a dilatação dos vasos sanguíneos, menor estresse articular e a diminuição da sobrecarga articular entre outros benefícios.
Existem diversas formas de usufruir dos recursos terapêuticos da água em forma de banhos. Alguns deles seriam: o banho de imersão,banho quente de aspersão, banho frio de chuveiro, banho de assento quente e banho de assento frio que serão explicados com mais detalhes no decorrer deste trabalho.

Efeitos terapêuticos da água
De acordo com BIASOLI et al. provocam bem estar fisiológico, aumento do metabolismo geral e da frequência respiratória, em decorrência da dilatação dos vasos sanguíneos. Melhora na irrigação sanguínea, diminuição da fadiga muscular, além de melhora no condicionamento físico.
Os efeitos fisiológicos proporcionados pela água são amplos e envolvem respostas cardíacas, respiratórias, renais e musculoesqueléticas.
Ainda, TOVIN et al. afirmam que os exercícios realizados na água favorecem a reabilitação, pois os efeitos proporcionam menor estresse articular, aumento da circulação e facilidade de se movimentar.
Sistema cardiorrespiratório: Durante a imersão, a água exerce pressão sobre o corpo. Um efeito importante desse aumento de pressão acontece no sistema de retorno venoso, que é sensível a diferenças de pressão externa.
A variação do gradiente de pressão hidrostática, conforme a diminuição da profundidade proporciona o deslocamento do sangue em uma via de mão única, que “deságua” nos maiores vasos da cavidade abdominal e para o coração. O fluxo sanguíneo no pulmão também aumenta, devido ao aumento da pressão sanguínea. Tal resposta favorece uma maior troca gasosa, devido ao aumento de sangue na circulação pulmonar.
Ocorre também um aumento no consumo

Relacionados

  • enfermagem
    552016 palavras | 2209 páginas