Casa do bolo
A QUALIDADE DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA SALA DE AULA
INTERFERINDO NA RELAÇÃO DO ALUNO COM O SABER: UM ESTUDO
QUE APONTA O LUGAR DA RELAÇÃO PROFESSOR - ALUNO NO
PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Eliana de Sousa Alencar
1INTRODUÇÃO
Considerando a educação como um processo social, as relações que se desenvolvem no contexto escolar passam a ser vistas como fundamentais para a consolidação do processo educativo, sobretudo, as relações entre professores e alunos.
Essa perspectiva nos levou ao seguinte questionamento: como as relações sociais que se constituem no interior da escola, envolvendo professores e alunos, podem levar à situação de fracasso escolar?
Partindo dessa problemática, realizamos uma pesquisa que teve como objetivo analisar de que forma as relações interpessoais que estão se desenvolvendo no contexto da sala de aula, sobretudo entre professores e alunos, podem mediar a construção do fracasso escolar, bem como os sentimentos que permeiam essas relações e seus efeitos para aprendizagem dos alunos.
Entendemos que esse estudo se justifica não por ser mais uma investigação sobre o fracasso escolar, mas por procurar fornecer à comunidade acadêmica de um modo geral e aos professores de um modo particular, um referencial que os leve a pensar no fracasso escolar não como uma questão do aluno ter ou não certas habilidades, ou certo domínio cognitivo, mas em função do que nós, como educadores, pensamos, sentimos e agimos em relação a eles. Em outras palavras, o nosso modo de ser e fazer-se professor que é decisivo na construção social do fracasso escolar. Compreender isso ajuda-nos a perceber novas possibilidades de atuação em sala de aula, novas formas de relacionamento junto aos nossos alunos.
2 AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS ENTRE PROFESSORES E ALUNOS NO
PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Na atualidade a tese de Vygotsky (1998) de que a criança constrói interativamente o conhecimento na interação com os outros,