PROGRAMA DE PREVENÇÃO AUDITIVA NA MOTO HONDA DA AMAZÔNIA S.A
Frankandrey Batista Ferreira
Professor-Tutor Externo: Luiz André Martins Pereira
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Tecnologia em Segurança do Trabalho (SEG 0089) – Prática do Módulo IV
28/11/2012
RESUMO
O principal objetivo de um Programa de Conservação Auditiva na indústria é proteção da saúde do trabalhador, ou seja, prevenir que os trabalhadores expostos a níveis de ruído perigosamente altos desenvolvam perda auditiva induzida pelo ruído ocupacional (PAIR).
O ruído é um dos “contaminantes” mais comuns, encontrado facilmente tanto no nosso dia a dia como em grande parte dos processos industriais.
O controle do ruído é, por tanto, uma questão de considerável importância econômica e social e esta importância tem crescido progressivamente nos últimos anos. Cada vez mais, uma ampla variedade de profissionais compartilham um interesse vital por este problema: técnicos, engenheiros, arquitetos, urbanistas, oficiais do governo, higienistas ocupacionais, médicos, fonoaudiólogos, entre outros.
A característica multidisciplinar do PCA (Programa de Conservação Auditiva) faz com que as habilidades, conhecimentos e experiências de cada profissional envolvido no programa sejam aproveitadas ao máximo, integrando os trabalhadores expostos, aumentando consideravelmente as chances de sucesso. Os requisitos propostos por este material para a elaboração, execução e administração de um Programa de Conservação Auditiva estão baseados nos requisitos apresentados pela OSHA (Occupational Safety and Health Administration) nos USA, que promulgou essas regulamentações depois que a PAIR ocupacional foi reconhecida como um problema de saúde, onde estão especificados requerimentos mínimos que as empresas devem cumprir e no que está estabelecido no documento da FUDACENTRO - Programa de Proteção Respiratória – Recomendações para Seleção, Manutenção e Uso de Equipamentos de Proteção