bandeirantes
Wendel André de Oliveira Cabral
Bandeirantes
Trabalho de Conclusão de bimestre apresentado ao Curso de Pedagogia, para obtenção de nota parcial em Metodologia de História e Geografia – Matutino – Pedagogia B nota Parcial em pesquisa e Prática II.
Professora: Mariana Borges
São Paulo
2013
Introdução
Objetivo do trabalho solicitado é descrever como foi a confecção da pesquisa sobre os Bandeirantes. Estes seriam, portanto, os grandes desbravadores no Brasil colonial ou pré-colonial – Havendo na história a especificação de três Ciclos diferentes, ainda, contar o desenrolar da pesquisa até a montagem da peça.
Desenvolvimento
O trabalho de pesquisa sobre o período, denominado, Bandeirismo, no Brasil levou-nos a nos infiltrar entre os séculos XVI e XVIII, período em que o Brasil ainda estava sendo povoado – Invadido – pelos colonos Espanhóis e Portugueses – Percebemos, já de imediato, o paradoxo existente e que permeia o contexto da história destes personagens. A partir do estudo sobre o contexto civilizatório ou escravagista obtivemos o contato de diferentes pontos de vista e crítica, no tocante, a positiva, sugere que os Bandeirantes foram os principais desbravadores e a negativa ressalta o genocídio indígena.
Na elaboração da apresentação do teatro infantil, partimos dos três ciclos dos bandeirantes, como norteadores ou eixos de cada personagem dentro da montagem. Seguimos a ordem factual da história contada e oxigenamos com o que a historiografia, ou seja, uma abordagem mais profunda de “heróis” tão humanos reiterava ou desmentia. No primeiro momento do trabalho, como explicitado no início do desenvolvimento foi realizada uma pesquisa individual por parte dos integrantes do grupo, depois debatemos acerca do ponto de vista de cada um, até para ocorrer unificação de ideia e ratificação e retificação de algum ponto incomum dos fatos da história.
Como os três ciclos apontavam