Bandeirantes da Fé - Maria de Melo Chaves
Logo no prefácio do livro, escrito por Paulo Freire de Araújo, o leitor se depara com uma palavra de grande incentivo para que todos os cristãos brasileiros, de que contem suas bênçãos vindas da parte de Deus em solo brasileiro. Muito se conhece dos milagres e acontecimentos em outros países, de como a graça de deus foi abundante na propagação do Evangelho em terras longínquas, e pouco se conhece deste avanço do Reino de Deus em terras brasileiras. E também são abundantes estas bênçãos no Brasil.
O livro nos traz a história de Manuel Joaquim e sua família com filhos e irmãos. Ele nasceu no dia 10 de dezembro de 1872 em Bagagem, Minas Gerais. Seus pais são: José Joaquim de Melo e Gertrudes Maria de Jesus. Seus pais eram descendentes do bandeirante paulista João de Leite da Silva Ortiz e também do Barão de São Francisco Cabral de Melo. Este Barão foi muito poderoso e rico. Viveu em Rio Paranaíba, como se chama nos dias de hoje. Manoel Joaquim nunca teve uma boa saúde e isso desde sua infância. Sofria de maleita. Por causa de sua doença devia ficar em casa. Sempre ajudava nos afazeres domésticos. Assim, cresce com um senso responsabilidade muito grande, que fará parte de suas características. Possuía uma maior afinidade com seu irmão mais velho chamado David. E por causa da situação de sua saúde gostava demais de passar dias e até meses na casa desse irmão. Seu irmão, David, foi o que abriu as portas na história dos bandeirantes da fé no Triângulo Mineiro. E foi através deste irmão que Manoel teve seu encontro com Cristo.
Toda a família era muito religiosa. David era muito inteligente. Começou a observar que tudo que o padre ensinava não condizia de forma alguma com sua prática de vida. Seu espírito se revoltou contra esta situação. E ele entendia que sua atitude estava errada e a