Banda Gastrica
A Banda Gástrica Ajustável é uma pequena cinta que é colocada ao redor da porção superior do estômago. Esta cinta é dotada de um balão que fica em contato com o estômago e que, a medida que é insuflada, reduz a capacidade de armazenamento do estômago e diminui a velocidade de enchimento da porção do estômago que fica abaixo.
Esta banda é ligada por um estreito tubo de silicone a um pequeno dispositivo para injeção que é implantado abaixo da pele, possibilitando um ajuste a qualquer momento após a operação e uma adequação da restrição gástrica ás necessidades e a tolerância de cada pessoa. Com esta restrição o paciente é forçado a mastigar bem o alimento e a comer lentamente, promovendo a sensação de saciedade precoce. Com uma restrição adequada, o volume diário ingerido passa a ser em torno de 30% do volume pré-operatório, levando a uma grande perda de peso.
Material Cirúrgico
O material utilizado na Banda, o silicone medicinal, já tem sido utilizado em cirurgias há cerca de 40 anos em próteses, cirurgias neurológicas e válvulas. Segundo o fabricante, a duração do material é perene, não havendo necessidade de troca ou reposição por envelhecimento ou fadiga. A troca somente é indicada em raras situações, em que haja infecção?
As principais vantagens do método da Banda Gástrica Ajustável são:
A cirurgia é considerada como minimamente invasiva, com pequenas incisões, trauma reduzido e mínima agressão cirúrgica.
A cirurgia é feita sem precisar grampear, suturar ou excluir nenhum segmento do aparelho digestivo, mantendo o trânsito alimentar no seu curso normal e não interferindo com o processo fisiológico da digestão.
O tempo de internação é diminuído para um dia (em média) e a recuperação é mais rápida.
A banda gástrica pode ser insuflada ou desinsuflada a qualquer momento no pós-operatório, sem a necessidade de novas operações, permitindo uma adequação da quantidade de alimento ingerido as necessidades e a tolerância de cada indivíduo.
A