Arte do egito
Os egípcios mais pobres utilizavam madeira e juncos de papiros para construir suas casas. Apesar de pequenas e sem conforto algum, elas supriam a necessidade básica do abrigo. Como em toda a sociedade egípcia, o tamanho e a qualidade do material usado dependiam da classe social à qual a família pertencia. Isso também incluía os deuses, que tinham as suas casas (templos) conforme sua popularidade. No entanto, a principal-matéria prima utilizada para a construção da maioria das casas e até de palácios era o adobe – tijolo de barro – seco ao sol. Utilizavam pedras para servir de base nas colunas que eram basicamente feitas de madeira, assim como os telhados. A entrada do sol, que iluminava as casas, era propiciada pelas janelas que costumavam ficar perto do teto.
4. Cite as principais cidades do Egito e suas características.
Principais cidades são: Abidos, Abusir, Alexandria, Amarna (Akhetaten), Amenemhat-itj-tawy, Assiut, Assuã, Aváris, Buto, Canopo, Dendera, Djedet, Edfu, Elefantina, Heliópolis, Herancleopolis Magna, Hermópolis São sociedade egípcias onde existiam o faraó (responsável pela proteção de seu povo), os escribas (funcionários do rei que conheciam a escrita egípcia), camponeses (executavam trabalhos necessários à agricultura e criação de animais), artesãos (trabalhavam em oficinas urbanas produzindo artigos de luxo) e por fim, os escravos.
5. Disserte soberba arte escrita, cite um exemplo.
A escrita egípcia era usada para fins sacros e cotidianos. Existiam três tipos de escrita no Antigo Egito, a mais famosa são os hieróglifos, conjunto de símbolos, que mais tarde evoluiu para o hierático, mais cursivo, e depois para o demótico, quando a civilização egípcia passou a ter mais contato com a cultura grega e romana. Antes de 3000a.C já usava-se hieróglifos como escrita, ou seja, é um dos registros mais antigos da história da civilização. Esse tipo de escrita tem um papel monumental e religioso, enfeitava túmulos,