BANCOS DADOS
2012
BANCO DE DADOS
Introdução ao estudo de bancos de dados
Este e-book visa elucidar conceitos iniciais para o entendimento dos
Bancos de Dados, desde o aspecto conceitual, passando pela modelagem de dados e estruturação de um projeto físico.
Ricardo R. Barcelar http://www.ricardobarcelar.com.br ricardobarcelar@email.com.br
APRESENTAÇÃO
APRESENTAÇÃO
objetivo deste material é nortear o estudo de banco de dados em um curso introdutório, voltado para acadêmicos dos cursos de computação. Os bancos de dados, nesta fase, são estudados tomando-se por base a importância dos Sistemas
Gerenciadores de Bancos de Dados (SGBD), os conceitos de Peter Chen acerca da modelagem de dados e da estruturação de um projeto de banco de dados.
O
ELMASRI e NAVATE são referências no estudo de bancos de dados, e aliado a forma clara e concisa de explicar de HEUSER, este e-book pretende descortinar os conceitos necessários para a estruturação de um banco de dados, partindo do princípio que “sem um projeto adequado de banco de dados não há armazenamento de dados eficiente”.
Ricardo R. Barcelar
HISTÓRIA DOS BANCOS DE DADOS
Parte
1
HISTÓRIA DOS BANCOS DE DADOS
E
m uma primeira abordagem sobre o assunto, é muito importante conhecer como começou toda essa história Bancos de Dados e discutirmos como será o futuro dessa ferramenta tão importante nas empresas e em nossas vidas. Aqui conheceremos os primórdios dos bancos de dados, sua evolução e as perspectivas de futuro.
1.1 DÉCADA DE 60 – PRIMÓRDIOS
Como muitas tecnologias na computação industrial, os fundamentos de bancos de dados surgiram na empresa IBM na década de 1960 através de pesquisas de funções de automação de escritório. Foi um período da história na qual as empresas descobriram que estava muito custoso empregar um número grande de pessoas para fazer trabalhos como armazenar e indexar (organizar) arquivos. Por este motivo, valia a