Banco Mundial (ONU)
BANCO MUNDIAL – ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS
BANCO MUNDIAL – ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS
O Banco Mundial é uma instituição que pertence à ONU (Organização das Nações Unidas) e foi fundado em 1 de julho de 1944. A fundação ocorreu através de uma conferência de 44 governos de Bretton Woods, nos Estados Unidos. A atual sede é em Washington D. C., e a instituição é composta por 187 países-membros.
Em 1944, ano da fundação, o objetivo do Banco Mundial era financiar a reconstrução dos países atingidos pela Segunda Guerra Mundial. Hoje em dia, o Banco visa investir em desenvolvimento, sempre contra a pobreza e desigualdades em países emergentes e desenvolvidos, através de empréstimos e doações. Conforme diz o site da ONU, o Banco Mundial doa e/ou empresta cerca de US$ 60 bilhões por ano aos países-membros, e acredita que se deve investir nas pessoas – saúde e educação –, no meio ambiente, na economia, na iniciativa privada, na inclusão social e na redução da pobreza.
O Banco Mundial também é conhecido como BIRD - Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento. Além de investir na redução da pobreza, empresta capital aos governos para realizar obras de infraestrutura, transporte, usinas hidrelétricos, saneamento, entre outras, além de contribuições para programas para o desenvolvimento econômico, industrial, agrônomo, social e ambiental – área em que o instituto tem desenvolvido diretrizes para estudar perspectivas de investimentos para mitigar a redução de danos ambientais em decorrência da atividade industrial no planeta. O instituo também se envolve em emergências humanitárias e catástrofes naturais, ajudando os países-membros.
O Banco Mundial é presidido normalmente por um norte-americano, sem consulta prévia dos demais países.
BANCO MUNDIAL/DADOS:
FUNDAÇÃO: 1994
SEDE: Washington D.C., Estados Unidos
MEMBROS: 187 Países
PRESIDENTE: Jim Yong Kim
PODER DE VOTO NO BANCO MUNDIAL:
Estados Unidos | 16,39%
Japão | 7,86%