Banco de transformadores
Verificar as relações entre as correntes e as tensões de fase e de linha nas ligações de transformadores trifásicos, bem como a relação de transformação.
2. Introdução teórica
Três transformadores monofásicos podem ser ligados para formar um banco trifásico em qualquer dos quatro modos mostrados na figura 1. Em todas as quatro partes desta figura, os enrolamentos à esquerda são os primários, aqueles à direita são os secundários, e cada enrolamento primário tem como secundário aquele desenhado paralelo a ele.
Também estão mostradas as tensões e as correntes resultantes da aplicação ao primário de tensões de linha V e correntes de linha I, quando a relação entre espiras de primário e secundário N1/N2 vale a, considerando-se transformadores ideais. Deve-se notar que, para tensões de linha e potência aparente total fixas, a potência aparente nominal de cada transformador é um terço da potência aparente nominal do banco, independentemente das ligações usadas, mas que os valores nominais de tensão e corrente dos transformadores individuais dependem das ligações.
A ligação Y-Δ é comumente usada para transformar uma alta tensão em uma média ou baixa. Uma das razões é que assim existe um neutro para aterrar o lado de alta tensão, um procedimento que, pode-se mostrar desejável na maioria dos casos.
Inversamente, a ligação Δ-Y é comumente usada para transformar uma baixa ou média tensão em uma alta tensão. A ligação Δ-Δ tem a vantagem de que um transformador pode ser removido para reparo ou manutenção enquanto os dois restantes continuam a funcionar como um banco trifásico com, entretanto, a potência nominal reduzida a 58% do valor para o banco original; isto é conhecido como a ligação delta aberto, ou V. A ligação Y-Y é raramente utilizada, devido a dificuldades com fenômenos relativos às correntes de excitação.
Em lugar de três transformadores monofásicos, um banco trifásico pode consistir de um transformador trifásico tendo todos os 6