Cinema
Claudio Maia clamaia@gmail.com Unicarioca – Rio Comprido – Informática aplicada – 2006.1
Prof. Mauro Castello Branco
Escolhi o tema televisão para que possamos entender um pouco sobre este fantástico aparelho que hoje faz parte da vida de milhões de pessoas em todo o mundo.
Meu fascínio vem desde a minha infância, meu pai era técnico em eletrônica e eu ficava horas acompanhando o seu trabalho no concerto dos televisores. Lembro-me de ficar sentado vendo meu pai abrindo aquela caixa de madeira repleta de válvulas, fios, transistores e mais uma infinidade de componentes, e depois de algumas trocas de válvulas, uma solda aqui e outra ali, lá estava ela, a imagem restabelecida, como num passe de mágica, e eu ficava perplexo, não conseguia entender de onde poderiam estar vindo aquelas imagens.(05/05/2006). 1 – introdução.
Desde o inicio do século XIX os grandes matemáticos e físicos procuravam uma forma de transmitir imagens a distancia. Em 1873 o inglês Willoughby Smith comprovou que o selênio, descoberto em 1817 pelo químico sueco Jons Jacob Berzelius, possuía a propriedades de transformar energia luminosa em energia elétrica. Através desta descoberta concluiu-se que seria possível transmitir imagens por meio de correntes elétricas. Em 1884, o alemão Paul Nipkow patenteou uma proposta de transmitir imagens a distancia, e em 1892, Juluis Elster e Hans Getbel inventaram a célula fotoelétrica.
2 – Definição.
A palavra televisão foi inventada em 1900, pelo francês Constantin Perskyi, ela vem da palavra tele (longe, em grego) e videre (ver, em latim).
A televisão é a transmissão instantânea de som e imagem a partir de sua analise e conversão em ondas eletromagnéticas que depois são recodificadas e captadas por um aparelho de televisão.
3 – Demostração.
Em 1924, o inglês John Logie Baird transmitiu contornos de objetos a distancia e no ano seguinte a fisionomia de pessoas, e em 1926, Baird faz a primeira demonstração para a comunidade cientifica