banco de sementes
NO MUNICÍPIO DE PARAUAPEBAS
COSTA, Y.K.S. da (UFRA, Parauapebas/PA – yanna.karoline@hotmail.com); VIANA, R.G.
(UFRA, Parauapebas/PA – rafael.gomes@ufra.edu.br); SANTOS, R.T. da S. (UFRA,
Parauapebas/PA renata@agronoma.eng.br); AZEVEDO, K.G.S. (UFRA, Parauapebas/PA – kakagleise@hotmail.com); RICARDO, U.S. (UFRA, Parauapebas/PA – welly– angel@hotmail.com); OLIVEIRA, Y.S. (UFRA, Parauapebas/PA- yuanneoliveira@hotmail.com).
RESUMO: Objetivou-se com este trabalho avaliar o banco de sementes de plantas daninhas de pastagens degradadas no município de Parauapebas-Pa. O experimento foi realizado em área de pastagem em processo de degradação no município de Parauapebas, estado do Pará.
Foram estabelecidas nove áreas de coleta de solo com dimensões de 10 x 20 m totalizando uma área de 1800 m2, onde coletou-se quatro amostras simples de solo até completar um volume composto de 2,5 L. As amostras foram colocadas em bandejas plásticas de 25 cm x 40 cm e 3 cm, identificadas e levadas a casa de vegetação e irrigadas diariamente. As plântulas emergidas foram identificadas semanalmente e imediatamente retiradas da bandeja. Os dados coletados foram tabulados e plotados em gráficos e tabelas. A planta daninha de maior ocorrência foi a Cyperus spp. seguida de Pennisetum purpureum; Melinis minutiflora; Brachiaria spp.; Panicum maximum e Echinoclhoa spp. As famílias mais frequentes foram a Poaceae e
Cyperaceae. O número de sementes por m2 variou de 36 a 235, representando um número relativamente baixo de sementes emergidas, possivelmente devido ao processo de degradação da pastagem. Há maior ocorrência de plantas liliopsida.
Palavras-chave: plântula, germinação, forragem
INTRODUÇÃO
O Brasil possui o maior rebanho bovino comercial do mundo, com 170 milhões de cabeças. Em geral, a produção pecuária brasileira, seja ela de corte ou de leite, tem as pastagens como base de sustentação. As pastagens