Banco de Dados
Além disso, o banco de dados deve ser o repositório único de armazenamento dos dados, pois, com isso, diminuímos a redundância e eliminamos redefinições de dados semelhantes de diversas fontes. O acesso ao banco de dados é realizado por meio de linguagens de alto nível para manipulação de dados.
Em outras palavras, um banco de dados é um sistema de manutenção de registros. O seu objetivo principal é manter as informações para, quando solicitadas, serem disponibilizadas ao usuário. Existem diversas plataformas de banco de dados, e a escolha depende do orçamento e de políticas de investimento em TI nas organizações.
Houve um tempo em que apenas as plataformas proprietárias ofereciam produtos de qualidade e segurança, e somente empresas com elevado capital tinham condições de adquirir esses produtos. Mas, com o amadurecimento das plataformas open source, as pequenas empresas também podem desenvolver seu projeto de banco de dados de forma tão eficiente e segura quanto as empresas de grande porte.
Os Bancos de Dados Relacionais foram desenvolvidos para prover acesso facilitado aos dados, possibilitando que os usuários utilizassem uma grande variedade de abordagens no tratamento das informações. Nos Bancos de Dados Relacionais os usuários podem fazer perguntas relacionadas aos negócios através de vários pontos. A linguagem padrão dos Bancos de Dados Relacionais é a Structured Query Language, ou simplesmente SQL, como é mais