banco de dados
Algumas revisões já foram realizadas acrescentando novos comandos e funções, assim nasceram o SQL-92, o SQL-99 e o SQL-2003.
Sempre que o assunto SQL entra em cena, é enfatizada a semântica dos comandos que facilitam muito a compreensão do que se pretende fazer, deixando assim o comando com uma sintaxe muito intuitiva.
Muitos SGBDs de mercado adotaram a palavra SQL na sua nomenclatura, com o intuito de reforçar a adoção do padrão SQL (ex. MS SQL-SERVER, MYSQL).
Porém, nenhum deles adota 100% da sintaxe padrão, sempre colocam pequenas modificações na sua sintaxe para que caso o usuário queira trocar de SGBD, esta operação não possa ser feita sem nenhuma modificação ou adaptação.
Os comandos utilizados no padrão SQL podem ser classificados em linhas básicas como DML ou DDL.
Comandos DML fazem a manipulação dos dados onde à escolha do melhor caminho pode ser feita pelo próprio usuário (DML procedural) ou pelo próprio SGBD (DML não procedural).
Já os comandos DDL fazem a manipulação das estruturas de armazenamento e acesso, definindo, alterando, modificando ou eliminando estes objetos do banco de dados.
COMANDOS DML
Os comandos DML (Linguagem de Manipulação de Dados) permitem manipularmos os dados das tabelas do banco de dados, seja incluindo novos dados, atualizando dados que já estejam gravados no banco de dados, eliminando dados armazenados e principalmente consultando dados armazenados.
Um comando DML procedural, o usuário deve especificar quais dados ele deseja localizar no banco de dados e também precisa especificar no mesmo comando, como fazer para chegar até