Pagina 107 questão 5
Em Biologia
Funcionamento de uma Estação de esgoto
A água que retorna com impurezas de casa, empresas e indústrias passa por varias etapas para ser dispoluida para volta ao meio ambiente.Este processo leva até 20 dias, na fase líquida e sólida para que seja tirado todos os dejetos.
Nos Tanques de Areia, o esgoto circula bem devagar para que a areia fique depositada no fundo do tanque.
Nos Reatores as bactérias dos depósitos contribuem para reduzir a poluição e originar o lodo.
Nos Tanques de Aeração as bactérias aeróbias auxiliam na destruição das impurezas, à medida que produzem a oxigenação da água.
No decantador secundário o esgoto fica em repouso, o que contribui para que quase todas as impurezas fiquem no fundo do reservatório.
Última etapa da fase líquida outras bactérias estéreis, originadas pelos raios ultravioleta, terminam por consumir o restante das impurezas.
Somente aí a água retornará para o curso do rio.
Já no processo sólido, o lodo é secado, em um equipamento chamado adensador, para a total retirada da água, compactado e, assim, despejado em aterro sanitário.
Vantagens da instalação de uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto)
A vantagem da instalação de uma ETE é que, com a substituição da água potável por água não potável em fins conhecido como menos nobres significa redução de consumo de água da concessionária, com consequente diminuição de consumo e despesas.
Os benefícios diretos são o ambiental, o sanitário e o de saúde pública. “O tratamento do esgoto elimina a poluição de rios e demais cursos dágua, permitindo que essas águas permaneçam balneáveis e fontes de recursos hídricos para consumo humano, a ETE evita infiltrações de águas poluídas que acabam contaminando o solo, por meio do qual percolam, atingindo reservas naturais subterrâneas de águas, que podem ter sua pureza comprometida.
Página 107-Atividade 5:Consumo de água
A) O setor que mais