Banco de dados
João Paulo Alves Araujo superjhones@yahoo.com.br
RESUMO
Banco de Dados são determinadas quantidades de dados (informações) que relacionam entre si.
Esses relacionamentos são feitos por um Sistema Gerenciador de Bancos de Dados (SGBD), programas-aplicativos, que com recursos específicos têm finalidade de facilitar a manipulação das informações armazenadas.
Esse sistema tem como função a interação dos aplicativos com o sistema de arquivos do sistema operacional do computador, o cumprimento de integridade (relacionamento entre os sistemas), segurança (acessibilidade), cópias de segurança (backup) e controle de concorrência (em caso de acessos simultâneos à mesma informação).
No momento em que o usuário emite uma solicitação de acesso, o software SGBD intercepta a solicitação, verifica nos sistemas internos o poder de acesso do usuário, e de acordo com o resultado, executa a operação solicitada.
A rapidez e a eficácia na manipulação das informações são os resultados do programa.
INTRODUÇÃO
A fim de criar um sistema que diminuísse os contratempos que impediam o rápido crescimento de uma empresa, surgiu a iniciativa de aperfeiçoar os sistemas de gerenciamento de arquivos, para acelerar o processamento de informações. E impulsionada por decisões organizacionais, com o propósito de facilitar o armazenamento, acesso e manipulação de grandes quantidades de informações, mais eficientes e rápidas, utilizando menores esforços humanos. Originou-se o sistema de processamento de informações que supre tais necessidades e este foi denominado de Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados, (SGBD).
Este sistema é totalmente computadorizado que utiliza quatro componentes básicos: dados, hardware, software e usuários. E cuja finalidade geral é armazenar informações de qualquer tipo e permitir que os usuários as busquem e atualizem