Banco De Dados SQLite
Sistema para Internet
Disciplina Banco de dados
Adriano Resende, Jonathan Marques, Guilherme Canton, Tayane Fullin e Francis Costas
SQLite
Belo Horizonte / MG
Abril de 2015
Introdução
SQLite é uma biblioteca desenvolvida em linguagem C com a parte de sintaxe utilizada com o padrão SQL embutido, com isso fica muito simples trabalhar com ele. Tendo uma abordagem diferente onde, não precisa instala-lo e nem configura-lo, deixando de lado a realização das atividades rotineiras de banco como a criação de tabelas, atualização, inserção e update, tudo isso sendo feito diretamente da linguagem, dispensando os serviços de qualquer tipo de SGBD (Sistema Gerenciador de banco de dados) com isso proporcionando um ganho de tempo.
É uma biblioteca que gerencia os dados direto do seu sistema de arquivos, já que ele escreve e cria o arquivo .db de forma muito simples e compacta.
Por ser uma ferramenta gratuita os custos com banco de dados acabam sendo isentados, sendo uma das melhores ferramentas para se armazenar dados quando se precisa de simplicidade, podendo chegar a ser até 60 vezes mais rápido que qualquer gerenciador de bancos de dados ou até duas a três vezes mais rápido que o MySQL.
Características
O uso do SQLite é recomendado onde a simplicidade da administração, implementação e manutenção são mais importantes que incontáveis recursos que SGBDs mais voltados para aplicações complexas possivelmente implementam. As situações onde a simplicidade é a melhor escolha são muito mais frequentes do que pode-se imaginar.
Exemplos de uso do SQLite são:
Sites com menos de cem mil requisições por dia;
Dispositivos e sistemas embarcados;
Aplicações desktop;
Ferramentas estatísticas e de análise;
Aprendizado de banco de dados;
Implementação de novas extensões de SQL;
Não se recomenda o uso do SQLite para sites com:
Muitos acessos;
Grande quantidades de dados (talvez maior que algumas dúzias