Android
Android é um sistema operacional baseado em Linux projetado principalmente para dispositivos móveis, como smartphones e computadores tablet. Atualmente está sendo desenvolvido pelo Google em conjunto com a Open Handset Alliance. Inicialmente desenvolvido pela Android Inc, que o Google apoiou financeiramente e, posteriormente, comprou em 2005, o Android foi lançado em 2007 junto com a fundação da Open Handset Alliance , um conjunto de mais de trinta empresas de hardware, software e telecomunicações dedicadas ao avanço de padrões abertos para dispositivos móveis.
Google liberou o código do Android como código aberto, sob a licença Apache. O Android Open Source Project (AOSP), liderado pelo Google, está encarregado da manutenção e desenvolvimento do Android.
ARQUITETURA DO SISTEMA OPERACIONAL
KERNEL DO LINUX
A arquitetura do Android é baseada no kernel do Linux, versão 2.6, monolítico. O kernel do sistema funciona como uma camada de abstração entre o hardware e o restante da pilha de softwares da plataforma.
O kernel Linux já possui vários recursos necessários para a execução de aplicações, como gerenciamento de memória, gerenciamento de processos, pilha de protocolos de rede, módulo de segurança e vários módulos do núcleo de infraestrutura.
BIBLIOTECAS
O Android inclui um novo conjunto de bibliotecas C/C++ usados pelos vários componentes do sistema. As funcionalidades são expostas através do framework do Android. Algumas das bibliotecas do núcleo da arquitetura são listadas abaixo:
Surface Manager: Controla e gerencia o acesso ao subsistema de display. Compõe transparentemente camadas gráficas 2D e 3D de múltiplas aplicações.
3D libraries: Uma implementação baseada na especificação do OpenGL 1.0.
SGL: Biblioteca usada para compor gráficos 2D.
Media libraries: Essas bibliotecas suportam playback e gravação de muitos formatos de áudio e de vídeo, bem como imagens estáticas, incluindo MPEG4,H.264, MP3, AAC, AMR, JPG e PNG.
FreeType: É