Cultura da rússia
O cristianismo, islamismo, budismo e o judaísmo são as religiões tradicionais da Rússia, legalmente uma parte do "patrimônio histórico" da Rússia. As estimativas de fiéis variam amplamente entre as fontes e alguns relatórios apontam que o número de não-crentes na Rússia seja entre 16-48% da população.
Criada através da cristianização do Principado de Kiev, no século X, a ortodoxia russa é a religião dominante no país, sendo que cerca de 100 milhões de cidadãos se consideram cristãos ortodoxos russos. 95% das freguesias registradas como ortodoxas pertencem à Igreja Ortodoxa Russa, enquanto há uma série de pequenas Igrejas Ortodoxas.[69] No entanto, a grande maioria dos crentes ortodoxos não frequentam a igreja regularmente. Existem também várias outras denominações cristãs menores, como os católicos, os armênios gregorianos e os protestantes.
Igreja Ortodoxa
A Igreja Ortodoxa, também conhecida como Igreja Católica Ortodoxa Grega ou Igreja Cristã Ortodoxa,é uma das principais Igrejas cristãs da atualidade com aproximadamente dois mil anos, contando como Igreja Primitiva, e aproximadamente mil anos, contando a partir do cisma, surgindo junto com a Igreja Católica Apostólica Romana. A Igreja Ortodoxa vê a si mesma como a verdadeira igreja instituída por Jesus Cristo, e a seus líderes, sucessores dos apóstolos. Em que pesem diferenças teológicas, organizativas e de espiritualidade não desprezáveis, no todo sua doutrina é semelhante à da Igreja Católica; preserva os sete sacramentos, o respeito a ícones e o uso de vestes litúrgicas nos seus culto. Seus fiéis são chamados de cristãos ortodoxos.
A Igreja Ortodoxa e a Igreja Católica Apostólica Romana separaram-se no século XI [2]. Por essa razão os ortodoxos não reconhecem a autoridade do Papa, não aceitam os dogmas proclamados pela Igreja Católica Romana em séculos recentes, tais como o da Imaculada Conceição e o da infalibilidade papal, e não consideram válidos os sacramentos ministrados por outras