Banco de dados - propriedades acid
Atualmente os sistemas de informação suportam vários usuários. O banco de dados tem que garantir a confiabilidade nas transações, haja vista que muitas podem ocorrer concorrentemente.
Uma transação é um programa em execução que forma uma unidade lógica de processamento no banco de dados. Uma transação inclui uma ou mais operações de acesso ao banco de dados e englobam operações de inserção, exclusão, alteração ou recuperação.
A integridade de uma transação depende de 4 propriedades, conhecidas como ACID. As propriedades ACID (atomicidade, consistência, isolamento e durabilidade) são fundamentais nos bancos de dados, sejam os relacionais ou os orientados.
Atomicidade
A propriedade de atomicidade garante que as transações sejam atômicas (indivisíveis). A transação será executada totalmente ou não será executada. A transação deve ter todas as suas operações executadas com sucesso ou nenhum resultado de alguma operação é refletido sobre a base de dados. Ou seja, após o término de uma transação (commit ou abort), a base de dados não deve refletir resultados parciais da transação.
EX: Em uma transferência de valores entre contas bancárias, é necessário que, da conta origem seja retirado um valor X e na conta destino seja somado o mesmo valor X. As duas operações devem ser completadas sem que qualquer erro aconteça, caso contrário todas as alterações feitas nessa operação de transferência devem ser desfeitas;
Consistência
Nesta propriedade as regras de integridade dos dados são asseguradas, ou seja, as transações não podem quebrar as regras do Banco de Dados, todas as regras e restrições definidas no banco de dados devem ser obedecidas. Relacionamentos por chaves estrangeiras, checagem de valores para campos restritos ou únicos devem ser obedecidos para que uma transação possa ser completada com sucesso.
Isolamento
A propriedade de isolamento garante que a transação não será interferida por nenhuma outra transação concorrente.
EX: Duas