Tecnologias e todo resto
ACÇÃO GEOLÓGICA DOS RIOS
Podemos observar facilmente o rápido processo de uma corrente arrebatar areia solta do seu leito e transportá-la, erodindo, assim, o seu canal. Quando os níveis de água estão altos e durante as inundações, os cursos de água podem talhar a parte baixa das margens, causando o seu aluimento e transportando-as, depois, para jusante. As águas de escorrência provocam erosão vertical, formando os abarracamentos, e erosão regressiva, aumentando o seu comprimento. Esta erosão regressiva, juntamente com o alargamento e o aprofundamento dos vales, pode ser extremamente rápida – até vários metros em alguns anos em solos
Ao longo dos cursos de um rio ocorre um triplo trabalho geológico, que compreende a erosão, o transporte e a deposição. Erosão - Este fenómeno é provocada pela remoção de materiais do leito e das margens. A erosão pode resultar da acção hidráulica, isto é, da pressão que a água em movimento exerce sobre o leito e as margens. A erosão pode também resultar do desgaste mecânico provocado pelos materiais arrastados pela corrente, que chocam com o leito e as margens. Desta forma de erosão podem resultar formas características no leito designadas por marmitas de gigante.
Transporte - Após a sua remoção do leito e das margens, os detritos são transportados. Se forem partículas finas a muito finas são transportadas em solução ou suspensão. Se as partículas são mais grosseiras, então são transportadas sobre o leito por saltação, rolamento ou por arrastamento.
Deposição - Consiste na acumulação dos detritos no leito e nas margens de um rio.
Ao longo do curso de um rio realizam-se simultaneamente os três tipos de acção geológica, embora, de uma forma selectiva, predomine um ou outro tipo.
A intensidade de erosão provocada pela carga sólida do rio depende da quantidade de detritos transportados e da sua competência. A quantidade de detritos transportados está relacionada com a velocidade da corrente.
A velocidade da