Bancada Didática para análise de vibrações
Confeccionar uma bancada didática para simular e analisar possíveis falhas em máquinas e equipamentos, através da análise das vibrações do sistema. Figura 1: Bancada Didática para Análise de Vibrações.
2. Resumo Em função do crescimento das atividades industriais e da necessidade de confiabilidade dos equipamentos das unidades fabris, o desenvolvimento de sistemas para detectar falhas através da análise das vibrações, vem apresentando uma considerável importância. A análise de vibração é uma das ferramentas das atividades de manutenção preditiva. As indústrias estão ampliando cada vez mais este tipo de monitoramento, visto que, este tipo de manutenção minimiza a parada dos equipamentos, reduzindo as perdas do processo produtivo. Dessa forma a construção da bancada didática tem por finalidade simular e analisar situações de vibrações em um equipamento, além da comprovação prática de alguns conceitos teóricos aprendidos em sala de aula.
3. Introdução
Todo equipamento possui uma vida útil, que pode ser alterada de acordo com sua utilização. A manutenção preditiva é uma importante ferramenta para possibilitar a plena utilização da vida útil estipulada, pois se trata de um diagnóstico realizado após a avaliação e o monitoramento de situações onde se perceba uma tendência de um determinado equipamento ou componente em apresentarem falhas. O Estudo das Vibrações é um dos pontos que devem ser monitorados durante a Manutenção Preditiva, já que a Vibração é definida por um movimento de oscilação ou de trepidação da máquina ou de um de seus componentes, que sai da sua posição de estabilidade estática ou dinâmica. Elevados níveis de vibração podem levar um equipamento à fadiga, e consequente quebra, podendo causar: condições inseguras de trabalho, perdas de produção, atrasos de fornecimento, problemas na qualidade dos produtos, entre outros transtornos. A medição e a análise de sinais de vibração em um