bambuterapia
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ESTÉTICA E COSMÉTICA
BAMBUTERAPIA
CABEDELO
2014
ANTONIA LUCIMARIA
BARBARA GOMES
BÁRBARA FERREIRA
HARRYANA MEDEIROS
LETICIA GORGONHO
PALOMA VERÇOZA
THATYAYA FIGUEIRÊDO
Trabalho de Bambuterapia, do curso tecnólogo em estética e cosmética da faculdade de tecnologia da Paraiba-FATEC, campus Cabedelo.
Professora: Janaina
1. Introdução
Entramos numa nova era, onde tudo tem se avançado,com isso vem junto vários benefícios ao homem. Diante disso, observamos uma busca crescente pelos tratamentos estético com o objetivo de melhorar os aspectos estressantes do dia a dia. Nos últimos anos vem se expandido o interesse pelas técnicas de massagens manuais e instrumentais.
O interesse pelo bambu tem se expandido por todo mundo,mostrando assim muito interesse pelo aproveitamento deste bem natural.
Chineses, indonésios, japoneses tem festivais, rituais e mitos onde o bambu simboliza a energia da vida, prosperidade, longevidade, sexualidade e fertilidade. Na China, talos de bambu ainda simbolizam a eterna juventude, força, prosperidade e paz. Pode parecer uma nova técnica, mas, a massagem com bambu, tem raízes antigas e associações, muito mais profundas. Hoje, a massagem com bambu é apresentada como Bamboo Massage, ou simplesmente promovida como Bambu terapia, o mais recente tratamento para os massoterapeutas.
A técnica de bambuterapia surgiu na França com o fisioterapeuta francês Gill Amsallem, e possui indicação corporal e facial. Outras técnicas podem ser aplicadas junto à do bambu para sofisticação terapêutica: acupuntura, shiatsu, ayurvédica, reflexiologia e drenagem linfática. Assim é possível harmonizar o indivíduo, já que um problema estético começa primeiramente com desequilíbrio energético.
2. O BAMBU
O bambu representa para os chineses força, beleza, leveza e flexibilidade.É considerado uma planta sagrada,utilizado em cerimônias de nascimento, morte e casamento.