Bambuterapia
História, justificativa, vantagens, indicação e contra-indicação, e
Manobras.
Prof.ª Maria Aparecida dos Santos
História
• Originária da França e criada pelo
Fisioterapeuta francês Gill Amsallem. Ela é feita com Bambus de diferentes tamanhos que agem como um prolongamento dos dedos (com isso alcança maior extensão das regiões do corpo).
• A bambuterapia tanto pode ser usada por quem quer reduzir medidas como para quem quer relaxar e até mesmo para correção de postura. É uma massagem muito completa e bastante eficiente.
Justificativa
• Bambuterapia é uma técnica que está sendo muito procurada pelas mulheres que querem perder medidas, relaxar e delinear o corpo. Sendo mais eficaz que a drenagem linfática, o diferencial desse método é a utilização de pedaços de bambus, ao invés das mãos, que intensificam ainda mais a eliminação de tecido adiposo(localizado na Hipoderme e tem a função de armazenar gordura de reserva de energia, no entanto, essa energia se torna indesejável em excesso) em todas as partes do corpo.
• Idealizada através de manobras com o bambu, de diferentes tamanhos, que variam de acordo com a parte do corpo; a massagem relaxa - reduz tensão e desperta a energia - deixa a pele flexível e promove uma drenagem linfática. A estimulação das glândulas também proporciona um efeito drenante e redutor de gordura localizada, auxiliando na diminuição da celulite. Vantagens
• A técnica também colabora como conduta terapêutica para os tratamentos de flacidez e gordura localizada. Melhora a oxigenação, nutrição, promove aquecimento, vasodilatação, limpeza cutânea, renovação celular, desintoxicação, drenagem venosa, circulação arterial, libera aderências, induz ao relaxamento, estimula a diurese, sudorese, tonificação muscular e melhoria da permeabilidade dos ativos(óleos essenciais).
• Esta massagem relaxa, reduz tensão e desperta a energia, deixando a pele flexível e promovendo uma drenagem