Bambu
CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
ARQUITETURA E URBANISMO
ESTRUTURAS
Materiais alternativos
Natal, dezembro de 2013
1. Introdução
Cada fez se faz mais necessário a descoberta de novas tecnologias construtivas, principalmente quando falamos de unidades habitacionais de interesse social. O bambu é uma dessas novas tecnologias viáveis para a construção civil, apesar de apresentar alguns pontos negativos, eles são facilmente resolvidos.
Embora seja possível executar uma construção apenas com bambu, costuma-se também associá-lo a outros materiais, tais como, madeira e terra, dependendo da disponibilidade local e adequação de uso. A construção em bambu consiste primeiramente na colheita do mesmo e logo após o tratamento químico. Em geral o bambu apresenta baixa resistência ao ataque de insetos. São deixados submersos em água, por sete dias para, através do processo de fermentação, conseguir-se a eliminação parcial do amido, o qual é o principal alvo do ataque de carunchos. Após o tratamento os colmos foram deixados secar à sombra, por um período em torno de 30 dias.
2. Bambu
Figura 01: Bambu
Fonte: http://www.tezukuri.com.br/bambu.php
O Bambu é uma planta da família das gramíneas, existe um pouco mais de mil espécies diferentes espalhados pelo mundo, sendo ele usado há milhares de anos pelo homem, a sua maior concentração se localiza no continente asiático. Há inúmeras aplicações para o bambu, muito popular em alguns países da América do sul e na Ásia na utilização de construções. Por ser rico em celulose e amido é ótimo para fabricação de papel, seu carvão apresenta propriedades medicinais e algumas pessoas utilizam para banho em imersão. O bambu é muito eficaz no combate a muitas formas de poluição, produzindo oxigênio, reciclando a água de rios e lagoas, também absorve e limpa elementos nocivos ao solo.
Embora tradicionalmente o bambu seja mais explorado no meio rural, o material tem