Balé
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE LUZIÂNIA
CURSO DE PEDAGOGIA
BALÉ
LUZIÂNIA
SETEMBO DE 2011
Acadêmicos:
Daniela Lima
Fernanda Gomes
Elaine Magalhães
Noraney Teles
Maria Eli de Oliveira
Ronilce Brito
Rosineide Aparecida
Kátia Melo
Elaine Magalhães
Tiago Souza
Vanessa Taynara
BALÉ
Trabalho apresentado ao professor Aroldo como requisito parcial da avaliação da disciplina de Corpo, Cultura e Expressividade, do segundo semestre do curso de pedagogia.
LUZIÃNIA, GOIÁS
SETEMBRO DE 2011
Introdução
O presente trabalho abordará as origens do Balé e sua forte ligação com a expressão corporal e a arte da dança. O Balé exerce forte influência em muitos países inclusive sobre o Brasil, em virtude da sua forte expressão artística e, de sentimentos apresentada por movimentos corporais de expressão, bem elaborados tecnicamente, e bastantes expressivos, através de encenações teatrais e ate mesmo mímica. Exigindo de seus praticantes uma grande concentração e disciplina.
Será abordada a chegada do Balé ao Brasil, e sua mais conhecida bailarina, Ana Botafogo a primeira bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Veremos que a dança é uma forte aliada para a aprendizagem das crianças nas escolas, dando uma nova dinâmica e prazer ao ensino/aprendizagem, deixando o ensino metódico, sem expressão e comunicação entre professor e aluno nas salas de aula, e consequentemente expandido todos os conhecimentos fora do ambiente escolar.
O Balé e suas origens
O balé é um estilo de dança que tem suas origens na Itália renascentista do século XV, através de peças teatrais que utilizavam expressões corporais e faciais por parte dos bailarinos. Um dos acontecimentos que impulsionaram o desenvolvimento do Balé foi o casamento da princesa Italiana Catarina de Médicis com o Rei Henrique II na França em 1533, que levou esse novo estilo de dança para sua corte. O balé era