ballet de repertório
ESCOLA DE ARTE VEIGA VALLE
BALLET BABY CLASS
BALLETS DE REPERTÓRIO: LA FILLE MAL GARDÉE
Ballets de Repertório é o ballet clássico fazendo uso da dança, música e mímicas (“mis em scene”) para contar uma história. Os ballets de Repertório foram escritos, montados e encenados algum tempo atrás na época em que o ballet havia se tornado uma arte da dança no teatro. Até hoje esses ballets são encenados de modo a preservar a forma original e um dos principais é a peça La Fille Mal Gardée traduzido como A filha mal vigiada, abordada em seguida.
La Fille Mal Gardée foi criada por Jean Bercher Dauberval apresentada na França em 1789 fazendo uso de muitos gestos, expressões faciais e comicidade. No Brasil, a primeira apresentação de La Fille Mal Gardée aconteceu no Rio de Janeiro em 1928.
As personagens principais são: Lise/Lisa – a filha mal guardada, Colas/Colin – o amado de Lise, viúva Simone – a mãe de Lise, tradicionalmente dançada por um homem, Alain – o pretendente rico de Lise, Thomas – o pai de Alain, o Notário (oficial da lei) da aldeia.
A história se passa em uma pequena aldeia. Lisa está apaixonada por um pobre camponês, chamado Colas. Entretanto sua mãe planeja casá-la com Alain, cujo pai é um rico fazendeiro. O casal apaixonado faz de tudo para fugir da vigilância da mãe, que tenta de tudo para fazer a filha se apaixonar por Alain, um completo atrapalhado.
Segue a descrição de La Fille Mal Gardée apresentado pela Companhia The Royal Ballet. O primeiro ato representa uma pequena aldeia, tendo a um lado a fazenda da viúva Simone. Transcorre numa série de confusões, com os dois jovens apaixonados procurando fugir da severa vigilância materna. Destaca-se a dança das galinhas, a dança da fita de Lisa; e o pas de ruban de Lisa e Colas com a fita. Dança das Galinhas Lisa e Colas com a fita
O segundo ato apresenta um trigal. A colheita foi feita e todos