baldrame
Carlos Bargallo
Franklin Soares
Filipi Alves Souza
Joao Otavio
Jose Bruno
Paulo Junior
Wilian Kamada
Prof. Ms. Ricardo Nunes - Orientador
Bacharelado em Engenharia Civil – 3ºSemestre
2Depto de Engenharia
Resumo
Escreva aqui um resumo com 250 palavras (times, tamanho 12 justificado, sem parágrafo)
Palavras-chave: Tijolo Ecológico, sustentabilidade e construção civil.
Introdução
Inicie a introdução aqui (recuo 2 cm para o parágrafo, times, tamanho 12, justificado, espaço 1,5 entre linhas, contendo 1 citação direta ou indireta.)
1. Tijolo Ecológico e seus Benefícios
O desafio atual na construção civil é aliar qualidade de vida com moradias sustentáveis, otimizando processos construtivos e diminuindo custos. O desenvolvimento de materiais ambientalmente corretos vem de encontro com esta proposta.
Produzido através da mistura de um tipo de solo, cimento e água, o tijolo ecológico é uma das novidades do setor da construção civil que, em concordância com os projetos sustentáveis, traz mais agilidade e resistência à obra.
Com relação ao tijolo de alvenaria convencional, além de utilizar pouca argamassa de assentamento, o material apresenta outras vantagens: dispensa o uso de revestimento, não consome combustível na fabricação, tem maior resistência ao atrito, não há necessidade de reboco, permite o assentamento direto ao acabamento e não requer viga para o apoio da laje.
Trata-se de uma obra limpa e rápida, que gera poucos resíduos a custo mais baixo, em até 50% em relação ao uso de outros tipos de tijolos.
Instalações elétricas também são embutidas nos furos desses tijolos, dispensando assim, condutores e caixas de luz, podendo os interruptores e tomadas serem fixados diretamente sobre os tijolos. O mesmo acontece com instalações hidráulicas, pois toda a tubulação é embutida em seus furos dispensando a queda de paredes, como na