Baldrame - Construção Cívil
Baldrames são o tipo mais comum de fundação, constitui-se de uma viga que pode ser de alvenaria, de concreto simples ou armado, construídas diretamente no solo, dentro de uma pequena vala.
Os baldrames são amarrados entre si as bases dos pilares e o topo das estacas.
Contudo, para uma obra totalmente resistentes, além de baldrames é essencial que esta tenha enchimento de paredes, lajes e forro com materiais estruturais cerâmicos.
Baldrames são mais empregadas em residências construídas sobre solo firme, e de pequeno porte.
A viga baldrame serve para distribuir o peso das paredes e lajes, e distribuir para a fundação. A viga baldrame fica em cima do bloco de coroamento ou no mesmo nível dependendo do critério do engenheiro.
A armadura será feita com quatro barras de 10 mm de diâmetro, amarradas com barras de 5 mm a cada 20 cm. Pra armadura não enferrujar a gente precisa deixar uma tábua de concreto com pelo menos uns 2 cm. Então vamos fazer a armadura um pouco menor do que a forma, com
26 cm de profundidade e 16 cm de largura. E para a armadura não encostar-se ao fundo e na lateral da forma, tem que colocar um suporte de plástico, pra ficar um espaço na forma e o concreto poder cobrir toda a armadura. Nos lugares onde os baldrames se encontram, e nos quatro cantos da casa, vamos fazer uma forma maior para os blocos de fundação.
Pela sua alta eficiência, os baldrames proporcionam economia de tempo em projetos. baixo consumo de concreto
economia de pregos, arame recozido e mão-de-obra
Nas paredes de contorno da casa, é preciso deixar um encaixe na alvenaria para a construção do baldrame.
Isto é feito deixando a ultima fiada de blocos com a metade da espessura. Assim, nós vamos ter um vão de
20 cm de largura por 20 cm de profundidade.
Depois, vamos preparar as formas de madeira para fazer a concretagem.
Para o contorno da casa, vamos