balcãs
TERRITÓRIO
A região dos Balcãs foi a primeira região da Europa a sentir a chegada de culturas agrícolas na era neolítica.
A identidade dos Balcãs é dominada por sua posição geográfica, historicamente, a área era conhecida como uma encruzilhada de diferentes culturas.
A região pertenceu a vários povos, como persas, gregos, romanos, bizantinos e otomanos. Povos como sérvios e búlgaros, também conseguiram estabelecer pequenos impérios na região, contudo, não contiveram o avanço do Império Otomano, que estenderam seu império à região na segunda metade do Século XIV.
Esta região abrange os territórios da Macedônia, Sérvia , Bulgária, Grécia, Albânia , Kosovo, Montenegro, Bósnia – Herzegovina, Romênia, Croácia e Eslovênia , tanto na fração da Turquia situada na Europa como no território romeno de Dobruja . A área total dos Balcãs equivale a 566.567 quilômetros quadrados , e os números populacionais cerca de 50 milhões.
Geologicamente , a " Península dos Bálcãs " foi formada por orogenia no final do Paleozóico , e sua fundação é composta de chapas paleozóicas cobertas por uma camada de sedimentos do Mesozóico. O relevo é montanhoso e nele pequenos rios passam em várias direções, o que é responsável por formar vales estreitos e reduzir as áreas favoráveis ao cultivo. As montanhas têm um impacto significativo no clima da península. As partes do norte e centrais dos Bálcãs têm um clima continental, caracterizado por invernos frios, por verões mornos, e pela precipitação bem distribuída. O do sul e as áreas costais, entretanto, têm um clima mediterrâneo, com verões quentes, secos e invernos suaves,