balanço
Fundada por Attilio Fontana em 7 de junho de 1944, a partir da aquisição de um frigorífico em dificuldades, a S. A. Indústria e Comércio Concórdia é batizada por seu fundador, pouco tempo depois, como Sadia. O nome foi composto a partir das iniciais SA de "Sociedade Anônima" e das três últimas letras da palavra "Concórdia", DIA, e virou marca registrada em 1947.
Em meio às grandes transformações mundiais e ao avanço industrial brasileiro que marcaram a década de 1940, ante a impossibilidade de importações provocada pela II Guerra Mundial, a região de Concórdia, no Estado de Santa Catarina, também atravessava por mudanças em seu perfil.
A Sadia, criada em 1944, tornou-se umas das maiores empresas no ramo da indústria alimentícia. Foi ela quem apresentou os produtos: lasanha, nuggets, pizza congelada e hot pocket. Recebeu vários prêmios e hoje oferece em seu portfólio mais de 300 itens que são distribuídos em mais de 150 mil pontos espalhados no Brasil. Hoje a Sadia constitui-se num conglomerado de 19 empresas. sendo a primeira empresa no ranking comercial brasileiro de aves, carnes industrializadas, suínos e bovinos, e o segundo no mercado de soja. Além de oferecer diversos produtos para o Brasil, a Sadia exporta para 140 países do Oriente Médio, Europa, Eurásia, Extremo Oriente, América Latina e África.
A marca Sadia integra uma das maiores empresas de alimentos do Brasil e do mundo, responsável por contribuir para a estabilidade e crescimento do país, sempre de forma socialmente responsável e preocupada com o meio ambiente e a comunidade.
Em 2008, a empresa apresentou um prejuízo de 2,5 bilhões de reais, o primeiro nos 64 anos de sua história. O prejuízo foi causado pelas operações cambiais da empresa, que apostava na baixa do dólar. Quanto às atividades operacionais, a empresa encerra 2008 como a maior empresa brasileira exportadora de proteína animal e a maior produtora do setor de carnes.
História
Preocupado com a