Balanço social (resumo)
Há os que acreditam que pagando bem os empregados e tratando bem seus clientes já estão em dia com sua responsabilidade social. Logicamente, responsabilidade social das empresas é uma junção disso e de muito mais.
A responsabilidade social corporativa está voltada para as questões morais e éticas que envolvem os métodos praticados pela organização. Uma empresa passa a ser considerada se cumprir com todas as suas políticas sociais e ao adotar uma visão estratégica de negócios transparente e honesta com todos aqueles que possuem algum tipo de relacionamento direto com a mesma, pode ser um colaborador, um cliente ou fornecedor, a maneira de tratamento e relacionamento deve ser a mesma.
O objetivo do balanço social é de demonstrar os custos sociais, os fatores que a sociedade colocou ao serviço da empresa e avaliar os resultados obtidos. A empresa tem responsabilidade pela administração de todos esses recursos, ambientais, sociais, humanos. Parte-se do principio que a empresa tem que prestar contas à sociedade. Assim não basta olhar apenas para dentro da empresa. Além disso, deve haver uma prestação de contas no relacionamento da empresa com seus diversos envolvidos: clientes, fornecedores, governo, sociedade, acionistas, empregados, etc.
O Balanço Social tem considerável importância para a empresa, mas também pode ser perigoso, se não for tomado certo cuidado. Fazê-lo visando apenas o Marketing é um exemplo do seu mau uso, pois isso deve ser uma conseqüência quase natural da boa relação da empresa com a sociedade e não se pode aparentar “forçar a