Balanço social de 3 empresas
O balanço social nada mais é do que um demonstrativo publicado pela empresa reunindo um conjunto de informações sobre os planos, projetos, benefícios e ações sociais dirigidas aos stakeholders da organização, isso é, empregados, investidores, analistas de mercado, acionistas clientes, fornecedores, empresas parceiras, terceiros e demais envolvidos que direta ou indiretamente se favorecem dos processos desenvolvidos pela instituição, o mesmo também pode ser compreendido como um instrumento estratégico para avaliar e multiplicar o exercício da responsabilidade social corporativa, podendo ou não ser utilizado para campanhas publicitárias que fortalece o nome e a marca da organização.
Todas as empresas citadas abaixo divulgam o balanço social no Brasil.
Ambev
A Ambev adotou três pilares da sustentabilidade como base da sua atuação, desde 2001, uma área dedicada à responsabilidade socioambiental.
Para reduzir o impacto de das atividades no uso de recursos naturais, mantém um Sistema de Gestão Ambiental. Nos últimos anos, aumentaram a ecoeficiência em suas fábricas - reduzindo o consumo de água e as emissões de gases de efeito estufa, bem como ampliando a reciclagem de subprodutos e resíduos.
Na Ambev, a sustentabilidade do negócio está interligada com a sustentabilidade do meio ambiente. Buscam crescimento financeiro e, paralelamente, a eficiência no uso de recursos naturais. Para isso, economizam e utilizam de maneira correta a água, reciclando subprodutos e resíduos e reduzimos as emissões de gases de efeito estufa, entre outras ações. A gestão ambiental também segue o Princípio da Precaução - consagrado pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento - considerado padrão de desenvolvimento sustentável. O Princípio diz que: a ausência de certeza absoluta científica não deve ser utilizada como razão para postergar medidas eficazes e economicamente viáveis para prevenir a ameaça de danos sérios ou irreversíveis de degradação