balanço financeiro
FOZ DO IGUAÇU
2012
Balanço Financeiro e Patrimonial
sumário
1 balanço 3
1.1 balanço fINANCEIRO 3
1.1.1 Estrutura do Balanço Financeiro 4
1.2 baLANÇO PATRIMONIAL 5
1.2.1 Estrutura do Balanço Patrimonial 6
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8
1 balanço
1.1 balanço fINANCEIRO
Podemos dizer que o Balanço financeiro é um quadro de contabilidade com duas seções, “receitas” e “despesas”, em que se distribuem as entradas e as saídas de numerário, demonstrando-se as operações de tesouraria e de divida publica, ,igualando-se as duas somas com os “saldos de caixa”, o inicial e o existente.
O balanço financeiro poderia ser representado como um grande cofre, onde no inicio do exercício sabemos quanto esta nele guardado(caixa/bancos) e o disponível; na movimentação dinâmica, tudo o que entrar em numerário ou deposito bancário será considerado Despesa e pode ser de origem orçamentaria ou extra orçamentária, sendo conduzido dos valores existentes no cofre. Fatalmente, registrando-se todas essas movimentações teremos a seguinte situação: Saldo inicial(anterior) + entradas (receitas) – saídas (despesas) = Saldo existente (atual).
Guardadas as devidas proporções, que o balanço financeiro demonstra é exatamente essa equação, ou seja, os movimentos ocorridos, através das operações financeiras.
Assim, o levantamento do Balanço Financeiro, como deve-se proceder para qualquer levantamento de balanço, dependerá sempre do levantamento de balancetes prévios, também chamados de verificação, elaborados em 31 de dezembro, seguidos da feitura dos lançamentos de encerramento com vistas ao balanço geral. Os procedimentos a serem seguidos devem, como já procuramos deixar patenteado, ser dispostos por um trâmite devidamente organizado, desde a escrituração dos livros, feitura dos lançamentos, passando-se para o levantamento dos balancetes,