Balança de pagamento
Balança de Pagamento México
México A- -------------------------------------------------
Os principais produtos de exportação do país. B- -------------------------------------------------
Os produtos que ele mais importa. C- -------------------------------------------------
A moeda do país, e a quantidade dessa moeda para comprar um dólar.
A economia do México é, atualmente, a 14ª maior do mundo se considerarmos seu Produto Interno Bruto (PIB) nominal (dados de 2011), bem como a 11ª se for levada em conta seu PIB medido em Poder de Compra (além de ser, efetivamente, a 2ª mais desenvolvida da América Latina, superada somente pelo Brasil). A) Manufaturados, petróleo e derivados, prata, frutas, verduras e legumes, café, algodão.
Comércio Exterior
O comércio exterior mexicano tem sofrido mudanças significativas desde o período de substituição de importações, modelo que prevaleceu até 1986. O ponto de partida ocorreu com a adesão do país ao NAFTA, propiciando estímulo substantivo ao comércio exterior do país. Durante a década de 1990, o México foi o país que registrou a maior taxa de crescimento das exportações, até maior que a dos tigres asiáticos. Deixou de ser somente um país exportador de petróleo para transformar-se num dos principais participantes da economia globalizada. É o segundo maior parceiro comercial dos Estados Unidos, atrás apenas do Canadá. O país possui o maior comércio exterior no âmbito da ALADI.
Composição do comércio exterior
A composição do comércio exterior mexicano tem evoluído de uma forma extraordinária, passando de plataforma de produtos básicos para produtos de maior valor agregado e conteúdo tecnológico. Apesar do evidente sucesso exportador do México, as exportações mexicanas estão concentradas relativamente em poucas empresas, principalmente, de origem multinacional, como é o caso do setor automotivo (Ford, VW,GM, Chrysler, entre outras); informática (IBM, HP); farmacêuticos (Pfizer, BMS),